template

bem vindo

quarta-feira, março 09, 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS!!!!!!!!!!!

Partilhar



Quarta-feira de cinzas, obra do pintor alemão Carl Spitzweg.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

3 comentários:

denise disse...

É um tempo precioso para fazer um discernimento de nossa vida, para ter coragem de jogar fora, ações, sentimentos, desejos que são desordenados e nos fazem sofrer.

Como a Igreja é sábia em nos dar este tempo!

claudet disse...

OI Mariangela, que bom encontrar uma pessoa que fala de nossa religião sem vergonha dela, também sou católississima carismática e seguidora dos passos de Maria. Amei seu blog, tudo muito lindo.venha visitar o meu também. bjkas Claudet htt://detudoumpouco-claudet.blogspot.com

MAURA SAMHABER disse...

AMIGA FELIZ DIA DE LA MUJER...UN POQUITIN TARDE, PERO TENGO PROBLEMAS CON EL INTERNET...ASI QUE FELIZ DIA AUNQUE HAY QUE FESTEJARLO TODOS LOS DIAS DE TODOS LOS AÑOS....Y BELLISIMOS TUS COLLARES DE CARNAVAL..ARRIBA EL COLOR..BESOS Y FELIZ JUEVES