template

bem vindo

sexta-feira, junho 24, 2011

VIVA SÃO JOÃO!!!!!!!!

Partilhar

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Dentro da Pedagogia Waldorf também temos o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando nosso hemisfério e a primavera vai se apresentando,. Toda a natureza, como um ato de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve atuar.

6 comentários:

Artes da Gidelma disse...

Viva São João...
Bjossss!!!

denise disse...

São JOão, São João, acende a fogueira, do meu coração!

El Olor de Cádiz disse...

HOLA MARIANGELA, AQUI EN MI CIUDAD, SE QUEMAN MUÑECOS GRANDES, QUE SE LLAMAN JUANILLOS. A LA VEZ QUE SE QUEMAN SE LES CANTA: " QUEMA JUANILLO, POR EL PATINILLO, QUEMA A TU HERMANA, POR LA VENTANA..." BESOS GADITANOS.

Angelica Artes disse...

Obrigada Mariangela feliz são joão...
bjs..

Angelica Artes disse...

Tenho saudades da minha terra Natal SERGIPE...

Edlamir - S2 crochê disse...

*_* Amei!
Boas festas juninas pra vc tb! (Afinal,não acabaram, ainda tem a festa de São Pedro.)

P.S.: Lindo é o são João de Caruaru, a capital do forró. Esse ano fui para lá, a terra do meu namorado.

Beijos!