template

bem vindo

terça-feira, novembro 30, 2010

MINHA COROA DO ADVENTO!!!!!!!!!!!!

Partilhar Oi Meninas(os)
Bom dia!!!!!

Como muitas sabemos domingo passado foi o primeiro domingo do Advento ( chegada).
Então resolvi mostrar a vocês minha coroa, é simples, mas tem muito significado para mim e minha família.
Aqui está ela...

Para quem não conhece ou não sabe ou ainda não se ligou por qualquer razão e quer conhecer a tradição, abaixo segue um pequeno resumo, espero que gostem.


O que significa a Coroa do Advento?

A origem está nos luteranos da Alemanha Oriental.

No século XVI torna-se símbolo do Advento nas casa dos cristãos. Este uso difunde-se rapidamente entre os protestantes e os católicos. Mais tarde divulgou-se muito na América do Norte.

A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo, porque, antes de ser descoberta a eletricidade, ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz de velas São Jerônimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém, onde Jesus nasceu.

Acender velas nos faz lembrar também a festa judaica de “Chanuká”, que celebra a retomada da cidade de Jerusalém pelos irmãos macabeus das mãos dos gregos do rei Antíoco IV.

Antes da Era Cristã os pagãos celebravam em Roma a Festa do deus Sol Invencível (Dies solis invicti) no solstício de inverno, em 25 de dezembro. A Igreja sabiamente começou a celebrar o Natal de Jesus neste dia, para mostrar que Cristo é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Sol, que traz nos seus raios a salvação. É a festa da luz, que é o Cristo: “Eu Sou a Luz do mundo” (Jo 12, 8). No Natal desceu a nós a verdadeira Luz “que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1, 9).

Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Cada vela marca um ano de nossa vida no bolo de aniversário. Para nós cristãos simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Tudo isso foi levado para a liturgia do Advento. Com ramos de pinheiro uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus Menino.

Nestas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

A coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus por nós, que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanizado.

A coroa é composta de quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. O círculo não tem começo nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo. A cada domingo acende-se uma delas.

As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.

Na Família

Em casa, cada família colocará a coroa do Advento em um lugar apropriado, onde a família costuma ficar reunida . No meu caso coloco na minha mesa de centro na sala onde todos costumam sentar para conversar e assistir TV.

Caminhada do Advento

1- No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela ROXA ( atitude de vigilância) que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu à mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.

1º Domingo do Advento – A VELA DOS PROFETAS

Oração – Deus nosso Pai, ao começar este Advento, queremos acender a primeira vela desta coroa. É um sinal da luz que ilumina a nossa esperança. Queremos que esta vela seja um sinal do nosso permanecer desperto e com os olhos do coração abertos para ler os sinais e vestígios da tua vinda e da tua presença entre nós. Que não deixemos de ver nada do que nos fala de ti. Que não percamos nunca a sensibilidade para sintonizar contigo onde quer que estejas.

2- No segundo domingo, a segunda vela VERMELHA, acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

2º Domingo do Advento – A VELA DE BELÉM

Oração - Deus nosso Pai, o caminho do Advento que percorremos encheu-se hoje de sonhos e de projetos belos, desses que nos dão ânimo para avançar, mesmo quando estamos cansados. No teu Reino haverá justiça e paz. Faz, Senhor, que ao acender esta segunda vela da Coroa de Advento, possamos ver que esses sonhos se aproximam da nossa realidade. Faz, Senhor, que do mesmo modo que estas velas nos iluminam, os valores do teu Reino iluminem as nossas vidas.


3- A terceira vela, acessa VERDE OU ROSA com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob Seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria.

3º Domingo do Advento – A VELA DOS PASTORES

Oração - Senhor, acendemos hoje esta terceira vela. Ela une-se às outras para nos dar uma luz mais poderosa. Desperta-nos, Senhor, do nosso sono e ajuda-nos para que a nossa presença na sociedade seja um sinal de que vens ao nosso encontro, quando fazemos possível que a justiça, a liberdade e a paz sejam as características da vida dos nossos irmãos.


4- A última vela BRANCA simboliza os profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

4º Domingo do Advento – A VELA DOS ANJOS

Oração - Agora, Senhor, estão acesas as quatro velas. A luz habita entre nós como o fez um dia, graças a uma mulher simples que ouviu a Palavra de Deus, que confiou nele e o manifestou à humanidade. O Natal está tão perto que quase o podemos tocar. A esperança está tão madura que é quase uma realidade. É aí, Senhor, entre a realidade e a esperança que queremos por os nossos corações como Maria. Que tu os enchas de luz. Luz que reflete a tua presença no mundo.


E assim durante os quatro domingos nos reunimos para acender nossas velas, rezarmos e estarmos sempre vigilantes e atentos para a chegada do Senhor!


Fiquem com Deus!

Beijinhos^_^

8 comentários:

Norminha disse...

Olá Mariangela!

Gostei do simbolismo e real significado da sua Coroa do Advento.
Obrigada por seu carinho sempre e dedicações de selinhos. Gosto muito de criar e compartilhar... sinto-me feliz! rs...
Obrigada por sua companhia!
Abraço,

Norminha

Viviana disse...

Adorei essa postagem muito explicativa,e sua coroa ficou linda,parabéns!!!

Luciana disse...

Ola querida
Não conhecia a simbologia da coroa do advento gostei muito. A sua coroa ficou linda. Bjs com carinho Lu

Patrícia disse...

Olá....Adorei seu blog....te encontrei através do club de crochet. Já sou sua seguidora.
Beijos.
Patrícia.

lostejidosenlavida disse...

hermosa la corona y me encanto el significado, te sigo en el blog
besos
anny
http://lostejidosenlavida.blogspot.com

Emília Rolemberg disse...

Olá Mariângela!
Eu já sabia a tradição da coroa do advento, e achei o máximo a sua idéia de falar desse assunto. As famílias precisam de Deus! Está chegando nosso DEUS MENINO!!!
Passe no meu blog, vai haver uma blogágem coletiva, veja lá o convite e se quiser, é só partipar!!!
Bjs.

Ana Paula disse...

mari...ficou lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sua coroa e mais todos os sentimentos puros que foram envolvidos neste caprichoso mimo ao nosso menino jesusss...ficou um luxo!
parabens e que o menino jesus te conceda todos os desejos de teu coração.

Renata disse...

Ficou linda a tua coroa do advento.
Bjs